Qual a melhor idade para empreender? - Casa de Bolos

Qual a melhor idade para empreender?

Assim como se casar, mudar de profissão ou ter um filho, a decisão de empreender pode transformar a vida de qualquer pessoa. Não é uma decisão fácil. Logicamente, você quer ter a certeza de que está fazendo a coisa certa, por isso, o momento de tomar essa decisão é um ponto importante.

Você já deve imaginar que não há uma fórmula mágica que determina uma idade perfeita para ser empreendedor, mas há algumas informações que nos ajudam a saber qual é o momento mais favorável.

A primeira delas é determinar o PORQUÊ. Por que você quer ter sua empresa? Pode ser a realização de um sonho antigo, a conquista da liberdade financeira, a flexibilidade e controle da rotina profissional ou a continuidade do trabalho após a aposentadoria. Ter uma motivação clara ajudará a escolher um segmento para seu negócio, assim como entendimento sobre a operação e o investimento necessário. Depois disso, refletir sobre o momento da sua vida é um bom passo.

Empreender aos 20 anos

Geralmente, a principal preocupação dos jovens de 20 e poucos anos é escolher uma profissão, cursar a faculdade e entrar no mercado de trabalho. Mesmo aqueles que já sonharam em empreender, preferem esperar até o fim dos estudos. Para Reinaldo Messias, do Sebrae/SP, esta é a faixa etária que transforma o empreendedorismo em desafios. “Nesta idade, somos jovens, curiosos, com autoestima elevada, sem medo de correr riscos”. A falta de recursos próprios pode adiar os planos e a falta de maturidade profissional pode trazer riscos. Assim, o empreendedor fica dependente de terceiros.

Empreender aos 30 anos

Depois dos 30, a maioria das pessoas já têm objetivos profissionais mais definidos. Seja solidificar ou mudar de carreira, muitos já se sentem preparados para encarar uma nova etapa da vida, além de já ter algum capital para investir. “Pessoas nesta idade buscam realização pessoal com a empresa, algo que o emprego não proporciona”, explica Messias, do Sebrae/SP. O que pesa nessa fase é a incerteza do caminho a ser percorrido: deixar o emprego ou não, como investir, como conciliar a vida pessoal com a nova empreitada etc.

Empreender aos 40 anos

Aqui, para a maioria das pessoas, as principais questões pessoais já estão encaminhadas. As pessoas já têm uma reserva financeira melhor, uma boa experiência no mercado de trabalho, já decidiram se vão casar, onde morar etc. O ponto agora é buscar qualidade de vida. Assim, encontrar um modelo de negócio que faça sentido, com o qual você se identifique é fundamental. A disposição para começar uma empresa pode ser um desafio.

Empreender a partir dos 50 anos

Geralmente, o empreendedorismo nesta faixa etária aparece como uma escolha para se manter em movimento. Para Messias, “eles foram bem-sucedidos nas carreiras profissionais e estão começando a sair do mercado. Iniciar um novo negócio é como com manter-se ativo no trabalho”. O empreendedorismo pode ser até uma saída para quem tem dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho. Estar reticente em aprender e associar a própria empresa com as experiências profissionais pode ser um obstáculo no sucesso do negócio.

Qual a vantagem de ter uma franquia da Casa de Bolos?

O sistema de franquia é o modelo ideal para quem se sente inseguro, independentemente da idade. Por já ter uma marca consolidada, poder fornecer informações claras sobre investimentos e o plano de negócio, além do know-how para a operação, você não enfrenta boa parte das incertezas e processos que teria ao abrir uma empresa por conta. Um bom momento para saber se a hora certa de empreender, é encontrar o equilíbrio entre sentir-se pronto, ter recursos financeiros e os requisitos necessários para o negócio escolhido.

Veja no vídeo a seguir (legendado) a história do americano Paul Tasner, que começou a empreender aos 66 anos.

Paul Tasner TED Talk



EnglishPortugueseSpanish