Leitura da COF - Casa de Bolos

Leitura da COF

A COF é um documento importante no sistema de franquia. Estar atento na hora da leitura pode evitar muitas surpresas.

O que é COF?

A COF – Circular de Oferta de Franquia – é um documento obrigatório pela Lei nº 13966/19, que dispões sobre o Sistema de Franquia Empresarial. É exigida das Empresas Franqueadoras extrema transparência na apresentação de seu negócio. Por esta razão a Lei determina a entrega da COF aos interessados em investir em franquias, permitindo conhecer a empresa detalhadamente em toda sua essência. Nesse documento, devem constar os aspectos legais, condições gerais do negócio, valores para investimento, taxas mensais, direitos e deveres das partes. É um dos documentos mais importantes na relação franqueadora – franqueado. Uma boa COF deve ser clara, concisa e completa.

 

Importância da leitura

Por ser um documento com valor jurídico, a COF contém uma linguagem técnica, fazendo com que ajuda de um advogado nessa leitura seja recomendada. Com a assistência de um profissional, é importante que os interessados elaborem seus próprios estudos econômico-financeiros, verificando se a Franquia em questão é o que melhor se adapta às suas expectativas e ao seu perfil pessoal, financeiro e profissional, antes da sua tomada de decisão. Na Casa de Bolos, procuramos esclarecer os pontos de dúvida mais comuns através de diversos canais de comunicação (textos, vídeos, gráficos), com uma linguagem acessível, com o intuito de facilitar o seu entendimento. Não hesite em questionar tudo que achar necessário. Transparência é a palavra de ordem nesse momento.

 

Pontos de Atenção

Até o recebimento da COF, você já deve ter acessado muitas informações. Lembre-se de checá-las. Separamos alguns pontos que merecem destaque na sua análise. Vamos a eles:

– Taxas: confira todas as taxas a serem pagas, os valores e os prazos;

– Suporte: veja qual o suporte será oferecido e por quanto tempo;

– Custos: estude todos os custos previstos e não-previstos para livrar-se de surpresas;

– Regras: leia os detalhes sobre território de atuação, rescisão contratual, transferência do negócio, multas, renovação do contrato, dentre outros pontos relevantes.

 

Dica de Ouro

Antecipe-se: leia a COF o quanto antes. Legalmente, o interessado na franquia deve recebê-la com um mínimo de 10 dias à assinatura do contrato ou qualquer pagamento que o vincule ao negócio.

Leia na íntegra a lei de franquias.

Tags:


EnglishPortugueseSpanish